Os rorcs são fruto da sede de poder de um
Orc Shaman que roubou das
Forest Furries uma porção da água de Ashar'tel e a utilizou para elevar a força e temível fúria de seus próprios guerreiros. A tribo nômade de orcs invasores, a qual o Shaman pertencia, utilizava uma variedade doméstica de
Terror Bird como montaria. E, o uso descuidado da água mística de alguma forma provocou uma mutação que fundiu cavaleiro e montaria em uma temível nova criatura, os rorcs, uma raça inteiramente nova.
Porém, a alegria do Shaman durou pouco, seus servos mutantes estavam descontentes pela forma com que eram tratados. Assim, usaram seus atributos recém adquiridos e com desprezo depuseram e supostamente mataram o Shaman. Desde então, os rorcs procuram reconhecimento por parte de seus irmãos Orcs.
Entretanto, algum estímulo inerte levou-os a procurar seu próprio bando e a reunirem-se com os orcs. Inicialmente, os outros orcs viram-os com desprezo, mas os líderes militares começaram a reconsiderar depois que a primeira tentativa de exterminá-los falhou miseravelmente nas garras dos rorcs. Assim, por enquanto, mesmo que a contragosto, foi feita uma aliança com seus irmão permitindo aos rorcs viver à margem do território dos orcs. Se os rorcs conseguirem provar o seu valor eles poderão ser autorizados a se juntar às fileiras orcs e fortalecer seus exércitos. Sendo duas raças separadas, a medida que as demandas territoriais dos rorcs forem aumentando eles podem se consolidar em uma tribo unificada e através da violenta força procurarem um local próprio para se estabelecerem. Estabelecidos sob a tutela orc ou constituindo uma tribo própria, ambas as opções desenham um futuro sombrio para as comunidades vizinhas e o mundo em geral.
Os rorcs são lutadores temíveis, focados e ainda mais agressivos que orcs comuns. Quando em batalha, eles empregam com ferocidade tanto armas naturais quanto forjadas. Muitas vezes, eles estão em algum frenesi semelhante ao das Forest Furies, com as quais compartilham a origem. Mas, mesmo em momentos de lucidez, estas criaturas parecem querer provar algo a si mesmas, aos outros orcs e a seus companheiros de bando. Embates entre rorcs alpha são comuns e muitas vezes letais, é como se o comportamento agressivo fosse pré-requisito para um lider dos "orc-pássaros". Muitas vezes, um alpha gravemente ferido é morto por algum concorrente, mesmo que a batalha contra um inimigo comum ainda esteja unindo-os.