Embora as medusas sejam relativamente raras, até os primeiros historiadores tibianos as mencionaram em seus relatos. Houve muita especulação sobre o que exatamente uma Medusa é, e várias teorias foram propagadas. As lendas contam histórias de sacerdotisas antigas, que punidas de forma horrível pela sua vaidade, que são criaturas criadas como resultado de rituais proibidos e em alguns até dizem que as medusas são a prole da humanidade e dos demônios. Embora nenhuma dessas histórias seja realmente verdadeira, refletem o fato de que as medusas não são consideradas um fenômeno natural, e sim que sua própria existência é o resultado de uma perversão da natureza. O aspecto dessas histórias refletem a realidade.
Pesquisas recentes realizadas com a ajuda de aventureiros ousados , deu muita luz sobre a origem das Medusas. Descobriu-se que elas são de fato criaturas elementares da terra. Eles são, mais precisamente, espíritos da natureza e da terra, provavelmente estreitamente relacionados com Dryads. Esses espíritos são conhecidos por estarem ligados a lugares específicos. Sua aparência e natureza é um reflexo do lugar em que elas estão ligadas. Embora esta seja sua força, é também a sua vulnerabilidade, se a sua casa fosse corrompida, a natureza dos espíritos ligados a ela se corrompe também. Este é evento frequentemente traumático para o espírito infeliz, e se não resultar na morte do espírito, é provável conduzi-lo à loucura. No processo dessa mudança, o espírito é rasgado de sua ligação a sua pátria, e é liberado para vagar na terra, espalhando o caos e a destruição em sua vigília. Um destino trágico com consequências trágicas.
O mito da hediondez da Medusa é muito exagerado - na verdade, é a corrupção e loucura que estraga a beleza dessas criaturas, que cria a impressão de feiura. Não é simplesmente a visão desses seres que transforma seres vivos em pedra. Medusas são capazes de petrificar suas vítimas porque são seres mágicos, imbuídos de poderes elementares, que são um remanescente de suas vidas anteriores, agora tristemente corrompidos como o resto de seu ser. Impulsionadas pela sua loucura e uma sensação insuportável de perda, elas não podem suportar ver a beleza e tentam destruir e corromper o que era sagrado para eles para aliviar a dor que sofrem. Essa mentalidade os torna consortes naturais de demônios e todas as coisas ruins.
Às vezes, os demônios profanam locais sagrados da natureza para forçar a criação de Medusas, mas esse processo apenas leva à morte dos espíritos da terra. Medusas em si são muito mais proficientes em corromper tais lugares, enquanto corrompendo o espírito vinculado, bem como no processo. Então, às vezes pequenos covis de Medusas são formados e alguns deles ainda conseguiram se esculpir na hierarquia demoníaca.