Crystal spiders são uma espécie rara de aranhas. Provavelmente descendentes de
Giant Spiders que, assim como os
Frost Dragons, resultaram de uma transformação. No entanto, a crystal spider foi afetada de forma muito mais grave do que os Frost Dragons. Seu corpo mudou drasticamente adotando uma consistência cristalina e gelada que emite um frio enorme.
Suas teias não são feitas de seda, mas de gelo concentrado e por isso são extremamente frias. Este frio, por si só, já é suficiente para congelar as presas, por esta razão as teias não necessitam do habitual revestimento pegajoso. E, seu veneno é como uma injeção de gelo puro que dolorosamente congela a carne e entorpece as extremidades.
De forma redundante, a boa resistência ao frio, que muitas criaturas das Ice Islands possuem, se torna uma vantagem. Por esta razão, a Crystal Spider se especializou na caça de criaturas de sangue quente que sejam suscetíveis às suas habilidades, isto inclui os seres humanos, elfos e anões.
Não se sabe se elas podem sobreviver em climas mais quentes. Acredita-se, porém, que se forem capazes de se adaptar a outros climas, dada a facilidade de presas disponíveis e propícias a ataques, elas se espalhariam sobre a terra como uma praga.