Leaf Golem é uma compilação de galhos, folhas e cascas, habitada por espíritos menores da natureza. Às vezes os espíritos criam golems por si mesmos, para atuarem como um veículo ou ferramenta para que possam interagir com o mundo físico. No entanto, embora mais raros, há espíritos que foram vinculados a tais estruturas por algum poder druida.
Muitas vezes, poderosos druidas utilizam da ajuda espontânea dessas criaturas. Eles são criados a medida que são necessários e muitas vezes descartados quando a tarefa é concluída. Frequentemente, os golems descartados se desfazem por conta própria e o espírito se liberta, mas, às vezes, os espiritos decidem percorrer o mundo por conta própria.
Leaf Golems são inteligentes, mas, seus pensamentos são baseados no mundo espiritual e com isso são completamente estranhos para os habitantes do mundo físico. Assim, qualquer forma de comunicação com eles é impossível. Como qualquer espírito, aparentemente pouco se importam com a integridade de um corpo físico. E, muitas vezes, procuram destruí-los, provavelmente para possibilitar que o espírito, aparentemente aprisionado que ali reside, se torne livre. Mesmo em que suas intenções não haja nenhum mal verdadeiro seus ataques são ameaçadores e letais. Se por um lado este golem apresenta-se como um lutador aleatório e indecisos, alheio ao que pode ser mais eficaz em uma determinada situação. Por outro, ele desconhece o medo e assim não compreende como se manter fora de perigo.
Às vezes, quando um druida sente sua força vital enfraquecida e a proximidade de seu fim, ele optar por transferir seu espírito para um Leaf Golems previamente preparado. Neste caso, o golem resultante é consideravelmente mais poderoso. Contudo, acredita-se que o espírito de um druida habitando um golem acabará por perder sua compreensão sobre o mundo físico tornando-se um espírito da natureza propriamente dito.