Vítimas de doenças, fome e desespero os Crazed Beggars fugiram de suas vidas sem esperança mergulhando em uma loucura obscura. Sua mente e visão distorcidas são resultado de uma perigosa bebida alcoólica feita em casa e torna-os uma ameaça para todos, incluindo a si mesmos.
Quando vagueiam pelas ruas escuras das cidades em que vivem não impressionam pela capacidade de combate nem tão pouco pelos equipamentos, mas sua loucura provém a seus corpos magros uma assustadora força física e resistência. Assim, eles tornam-se particularmente perigosos para viajantes quando aparecem em grupo liderado por uma mão invisível.
Mesmo que um aventureiro se sensibilize e queira se compadecer desses seres miseráveis, ele rapidamente terá que levantar sua arma ao se ver atacado com paus, tacos, pedras e dentes. Sem se preocupar com sua própria segurança e com a fúria de um louco, Crazed Beggars podem não representar uma ameaça real para um lutador experiente, mas seus ataques podem ser fatais para um cidadão comum.
Em seus poucos momentos de sanidade, ele viaja muito, por isso pode ser encontrados em quase toda parte. Algumas culturas, normalmente as hostis aos seres humanos, louvam o Crazed Beggar como seres abençoados. Em casos raros, também foi relatado que um deles começou a ver sua própria loucura como providência divina e assim começou a formar um pequeno culto de sectários igualmente loucos. Criados por uma mente louca, tais cultos podem ser dedicados a quase tudo, desde objetos mundanos até as filosofias completamente insanas que só um louco pode entender.
Mesmo sem um líder ou um objetivo comum, Crazed Beggars muitas vezes se agrupam motivados por uma necessidade instintiva de proteção e companhia. Surpreendentemente eles parecem se dar bem uns com os outros e convivem suficientemente muito bem, provavelmente isto é devido ao fato de todos eles estarem absorvidos em seus próprios mundos loucos.