Alguns insetos são extremamente resistentes ao veneno, doenças e climas extremos. Brimstone Bug parece ser o ícone de tal resistência. Dizem até que esse inseto é o produto da corrupção ou melhor, é atraído por ela. De fato, o Brimstone Bug atualmente alimenta-se da essência corrompida do mundo, independente da sua origem. Eles são atraídos para lugares onde a magia negra está presente ou que foram magicamente devastados.
São conhecidos também por devorar restos de excrementos de mortos-vivos e demônios. Da mesma forma que certas moscas são atraídas por coisas fisicamente podres, os Brimstone são atraídos por coisas espiritualmente podres. Além da podridão não lhes causar dano, aparentemente, ela parece servir de combustível a vários de seus poderes incomuns. Seus poderes mágicos, raramente são exibidos, embora imprevisíveis são prejudiciais.
Mesmo que a corrupção seja sua principal fonte de alimento, eles costumam atacar seres que não estão corrompidos. Se não estiverem famintos, eles vão levar a vítima, morta ou imobilizada, até um lugar de grande corrupção e espera até que ela se contamine pela mácula. Só assim, ele vai finalmente devorá-la.
Embora muito agressivos entre si, são encontrados em enxames, constituídos por diversas quantidade de indivíduos, onde são comuns brigas letais e até mesmo morte. Adepto do canibalismo o Brimstone Bug irá devorar qualquer membro do enxame que morrer. Entretanto, foi observado que se tiverem escolha, eles devoram primeiro presas corrompidas do que indivíduos de sua própria espécie. Este fato, contesta as teorias que afirmam que o Brimstone é em si um resultado da corrupção.
Às vezes, pode parecer que colônias de Brimstone Bugs se formam-se em áreas não corrompidas. Porém, a verdade é que eles comem a corrupção tão rápido que não dá tempo dela crescer novamente. Assim, exterminar uma colônia sem um estudo prévio pode ser um erro, já que sem ela, a corrupção pode se espalhar ainda mais pela terra.