Amaldiçoados pelas terras infectadas de
Zao, que levam vários indivíduos da sociedade dos
Lizards à loucura, faz com que eles acabem olhando para esses
Lizards Chosens como abençoados, os estranhos comportamentos dos
Lizards Chosens aparentando loucura muitas vezes são interpretados como profecias. Eles são frequentemente o centro das festividades em rituais complicados que mal podemos compreender. Estranhamente essas criaturas, mesmo em situações difíceis, raramente demonstram qualquer tipo de agressão excessiva à sua própria raça, ainda assim eles são agressivos com forasteiros e têm prazer em destruir a natureza pura, não infectada, como se tivessem prazer em espalhar seu odor amaldiçoado pela terra. Mesmo que a sociedade dos lizards muitas vezes trate os
Lizards Chosens com um status
Sagrado, eles não hesitam em usá-los para tarefas que são como as de cães de guarda.
Sua agressividade com estranhos combinados a habilidades notáveis e seus corpos contaminados, fazem deles inimigos formidáveis, sem conhecer o medo e aparentemente não se importando com feridas, eles focam apenas na destruição de seus inimigos. Embora os Lizards Chosens se tornaram mais comuns nas últimas décadas, eles ainda são raramente encontrados em grande número, porém, há rumores de colônias de Lizards Chosens próximo a domínios dos Dragões.
Às vezes, alguns desses Lizards procuram por matança em terras do sul. É do conhecimento humano que esse tipo de criatura nunca para ou recua, e só pode ser parada se for morta. A razão para essa violencia ainda é desconhecida, mas algumas pessoas acreditam que os Lizards Chosens, cumpram o desejo de seu imperador dessa maneira.