Uma
versão verificada desta página, aprovada em
12 de setembro de 2012, foi baseada nesta edição.
A Frostheart Spire fazia parte da grande geleira no centro das Ilhas de Gelo de Hrodmir. A geleira já foi o lar de uma raça de antigos que viviam dentro dela e realizaram muitas obras maravilhosas, mas misteriosas. A guerra provocou o fim da sua vida lá, e agora tudo o que resta são as criaturas que desde então se mudaram, vivendo sobre a geleira e em algumas das cavernas mais perto do solo. Ainda bem abaixo da superfície encontra-se o desconhecido, criaturas indescritíveis que vagueiam sobre os túneis ou repousam congeladas no gelo. Elas podem estar mortas ou ainda podem estar vivas esperando para serem libertadas.
No início da história do Tibia os antigos, uma raça de seres que já não exitem, que viveram por todo o Tibia. Eles existiam para combater as criaturas do mal de Zathroth. Eles estabeleceram bases por todo o Tibia, e uma dessas bases foi nas ilhas de gelo. Aqui eles usaram os seus poderes para acabar com o frio na parte mais elevada da geleira. Eles viviam confortavelmente na região até que foram descobertos pelas hordas
de Zathroth.
Um exército de demônios atacaram a fortaleza de gelo dos antigos. Os antigos foram para o subsolo para se defenderem. A batalha custou a vida de muitas das hordas de demônios, bem como aqueles dos antigos. Não se sabe exatamente o porquê, mas a guerra das forças mágicas abaixo da terra causou o Frostheart Spire, impregnado de poder mágico para destruir. Muitos dos antigos fugiram, enquanto os que ainda estavam abaixo do solo, assim como os demônios, foram presos. Eles agora estão eternamente congelados no gelo, mas nem todos pereceram. Há muitos rumores de que um grande Arquidemônio, um dos Triângulo do Terror, ainda está congelado no centro da geleira. Enquanto ele ainda está congelado, o mundo é seguro, mas se tal poder fosse liberado, não haverá fim ao terror do mundo.
Fragmentos da Spire Frostheart foram largamente espalhados pelas ilhas de gelo. Acredita-se que a energia mágica flui ainda neles. Estes podem ser armas poderosas para quem tem o controle deles, e é certo que as pessoas da magia iria querer usá-los para seus propósitos.