Perdendo apenas para os
Reality Reaveres, os Sparkions são as criaturas mais estáveis do vazio, pode-se levar várias semanas para derrotar um deles, mesmo se já estiver gravemente ferido.
Apesar de parecerem seres autômatos e sem raciocínio, muitas vezes, um indivíduo mostra padrões de comportamento individuais e muito específico que não são compartilhados com outros da mesma espécie.
Há aqueles que questionam se os Sparkions realmente existem como uma entidade ímpar ou se são apenas uma das diferentes formas de um mesmo ser inanimado. Contudo a maioria dos Sparkions apresenta características comuns como por exemplo sua força e também a tenacidade com que perseguem algum objetivo.
Embora muitas das criaturas energéticas do vazio pareçam agir irracionalmente, um Sparkion raramente interrompe o que está fazendo. Então se, por exemplo e considerando que o objetivo de um Sparkion possa ser qualquer coisa, sua meta é a extinção de toda a vida existente em uma determinada área, isso não seria feito necessariamente com o propósito de evitar invasores.
Uma das características mais perturbadoras do Sparkion é sua capacidade de destruir e devastar tudo ao seu redor, deixando apenas uma massa disforme semelhante ao seu mundo de origem. Por isso os avisos urgentes de que os vórtices precisam ser interrompidos, caso contrário enxames de Sparkions passariam por eles e levariam nosso mundo a um final no qual tudo que conhecemos seria sugado para o vazio e devorado.
Contudo, até agora, os Sparkions parecem ser apenas uma das muitas forças do vazio, nenhum agrupamento massivo deles foi observado e é totalmente inconcebível que haja uma liderança forte com um plano consciente neste sentido.
Outra preocupação é que eles são muitas vezes vistos como "animais de carga" por transportarem vários materiais como pedras, tocos de árvores e até mesmo cadáveres para os vórtices. E, apesar das várias expedições já feitas aos vórtices, não se descobriu o que acontece com os materiais levados até o outro lado. A teoria mais aceita é a de que os materiais sejam utilizados para estabilizar ou mesmo expandir o reino. Contudo, esta teoria poderia sugerir que, afinal, haveria algo maior e mais poderoso coordenando as ações dos irracionais Sparkions.