Doublexp doubleskill.png Double Exp & Skill: Matar monstros rende o dobro de pontos de experiência. O progresso de skills é duas vezes mais rápido! Doublexp doubleskill.png
Bone Overlord.gif The Roost of the Graveborn Quest Spoiler!
Domine Graveborn: todos os bosses e mecânicas ilustradas!
Saiba mais ➔
Winter Tree.png Winter Update 2025
Acompanhe tudo sobre o Winter Update 2025!
Saiba mais ➔
Stag.gif The Order of the Stag Quest Spoiler!
Conheça Isle of Ada: sua quest, missões secundárias e todos os bosses!
Saiba mais ➔

Galthen: mudanças entre as edições

De Tibia Wiki - A Enciclopédia do Tibia
Ir para navegação Ir para pesquisar
[edição aprovada][edição aprovada]
Linha 106: Linha 106:
{{transcrições|npc=Dedoras|texto=
{{transcrições|npc=Dedoras|texto=
'''Dedoras''': Você trouxe uma notícia incrível. Este livro é uma pista valiosa!}}</br>
'''Dedoras''': Você trouxe uma notícia incrível. Este livro é uma pista valiosa!}}</br>
{{DASH|'''Referências:'''
* [[The Secret Library Quest]]
* [[Adventures of Galthen Quest]]</br>}}

Edição das 05h40min de 3 de agosto de 2025

Galthen foi um renomado cavaleiro, mestre de táticas e grande pesquisador. Sua vida é narrada através de livros e notas que ele mesmo escreveu ou de relatos daqueles que o conheceram. Mesmo não existindo um personagem físico no jogo, é inegável seu protagonismo nas tramas que giram em torno dos Prime Artefacts. Esta página trás um apanhado de tudo que sabemos sobre o Galthen, suas contribuições e o seu legado diante das diversas histórias que veremos a seguir.


Red Square Book.gifPrime Artefacts (Book) - (Doado à biblioteca real de Bounac pelo venerável cavaleiro e estudioso Galthen)


Galthen era um cavaleiro na época do Rei Xerom (Tibianus II) e conviveu na mesma época dos irmãos Etzel: Grand Master Oberon, Scarlett Etzel e Kesar (Criatura). Suas histórias permeiam não só em conjunto com os irmãos mas também sobre sua especialidade: O estudo de Artefatos Mágicos conhecido como Prime Artefacts.

Ele dedicou grande parte da sua vida e de seus trabalhos acadêmicos à escrever e relatar sobre tais artefatos e colocar como objetivo localiza-los, neutraliza-los ou destrui-los, pois temia que nas mãos erradas, poderiam causar danos irreparáveis. A maioria de seus livros são encontrados na biblioteca da Ordem do Leão, em Bounac, onde passou um certo tempo de sua vida.

Galthen e o Cobra Amulet The Cobra Amulet.gif

O principal vínculo do Galthen foi com a Scarlett Etzel. De acordo com os livros, é dito que Galthen e Scarlett rumaram ao sul de Edron, para o continente de Darama, em busca de artefatos malignos, afim de combatê-los. Galthen era seu maior crítico e ao mesmo tempo seu maior estrategista, ajudava em táticas de guerras, sendo o único com coragem suficiente para repreende-la quando preciso. Ao se intensificarem as brigas e discussões, Galthen desaparece numa noite e nunca mais retornou. Ambos, nunca confessaram seu amor um pelo outro. Scarlett buscou encontrar Galthen de todas as formas mas sem sucesso, até topar com o um artefato primordial, sem querer: The Cobra Amulet The Cobra Amulet.gif.

Ao encontrar a cripta secreta, Scarlett se depara com um aviso importante, mas que seria ignorado a custos inimagináveis para ela:

Intricate Cobra Shrine.gif"O portador deste amuleto conquistará o olhar, a resiliência e a letalidade da cobra. No entanto, aquilo que está firmemente arraigado no coração de quem o usa, a cobra ocultará."

Com isso, Scarlett adquiriu um poder avassalador. Ela conseguia ver à todos, exceto aquele que seu coração mais desejava, Galthen, tornando sua busca ainda mais angustiante.

Ao entrarmos no Cobra Bastion com uma Rope na nossa mochila, Scarlett deixa claro o quão angustiado e sofrido está seu coração ao falar conosco:

E você carrega uma corda, que útil e atencioso. Me lembra de alguém, sempre carregava uma com ele também...
Scarlett Etzel.gif

Galthen's Chestplate.gif Ela também guarda a armadura do Galthen ao lado o seu trono, como lembrança do seu amado, vindo a se tornar parte da sua ruina, tornando-a vulnerável durante a batalha.

Entretanto, essa história parece ter um final feliz, se formos altruístas. Isso porquê ao devolver o The Cobra Amulet ao seu lugar de origem, revertemos o processo, acabamos com a maldição da Scarlett e ela e Galthen, puderam enfim, ficar juntos, porém numa outra realidade paralela, como é dito no item Note About Two Souls:

"Devolver o amuleto da Cobra ao seu local de descanso reverteu tudo o que aconteceu com Scarlett e Galthen depois que ele foi levado. Somente para eles, no entanto. Você é verdadeiramente altruísta."

Referências:

Aventuras de Galthen - A Rainha Desaparecida e a Cidade de Ouro

Existe uma missão que engloba algumas das aventuras do Galthen, registrada no seu questlog como Adventures of Galthen Quest. Esse conjunto de missões abordam duas histórias distintas:

- A história da Rainha Desaparecida, em Bounac.
- A história da Cidade de Ouro, em Iksupan.

Galthen e o Megasylvan Sapling Megasylvan Sapling.gif

Sabe-se que Galthen passou algum tempo pesquisando em Bounac, o bastião da Ordem do Leão. Embora isso não tenha sido confirmado, é provável que esses eventos tenham ocorrido depois que ele deixou a Ordem da Cobra, já que o Compêndio parece indicar que ele estava com a ordem desde o seu início.

Galthen foi a Bounac em busca de informações sobre um artefato mágico. Ele conheceu Kesar Etzel, o Rei de Bounac, que lhe contou sobre uma nobre mulher que havia desaparecido. Ele começou a investigar o desaparecimento, o que o levou à Forest of Life. Nessa Floresta mágica sob Bounac e com ajuda de Spectulus, Galthen aprendeu e estudou profundamente os Carnysilvans, animais sencientes e inteligentes que, apesar disso, podem ser descritos como humanos, que passaram por uma metamorfose severa, porém incompleta.

Galthen não conseguiu resgatar a mulher desaparecida, mas durante suas investigações, descobriu a verdade sobre os eventos por trás de seu desaparecimento. Uma dessas descobertas foi um ritual que pode ser realizado na presença de uma criatura Megasylvan para enfraquecê-la e torná-la vulnerável. Esse ritual foi essencial para o resgate parcial de Yselda, noiva de Kesar The Younger. Yselda era descendente direta de uma nobre cujo desaparecimento Galthen ajudou a investigar, e também foi vítima da maldição que afligiu sua mãe e sua avó antes dela.

Megasylvan Yselda.gif
Ao derrotar o boss Megasylvan Yselda mantendo as Megasylvan Sapling (Criatura) vivas, nós obtemos mais um artefato primordial: Megasylvan Sapling Megasylvan Sapling.gif

Tais relatos podem ser observados em diálogos com NPC's ao longo das quatro missões relacionadas à Yselda, bem como os livros e notas escrito pelo próprio Galthen, na biblioteca da Ordem do Leão, que explica o ocorrido com as Carnysilvans.

Referências:

Galthen e o The Living Idol of Tukh The Living Idol of Tukh.gif

Enormous Statue of Tukh.gif Tuhk é um das divindades do povo Iks. Eles vivem numa cidade antiga, abaixo da terra, conhecida como Iksupan ou A cidade do Ouro.

O povo Iks costumava acumular riquezas em sua cidade. Pilhas e pilhas de ouro, artefatos e pedras preciosas estão distribuídas e armazenadas em seus corredores e quartos. Eles costumavam combater os inimigos que tentaram rouba-los até serem vencidos, escravizados e mortos por uma raça invasora de outra dimensão chamada Mitmah, que trouxeram sua ruina.

Apesar de não termos nenhuma informação que comprove que o Galthen esteve efetivamente em Iksupan, existem algumas pistas que corroboram tal conexão.

Galthen foi o responsável por escrever o livro The Iks (Book), que narra a história dos Iks desde seus costumes, divindades, forma de organização política até sua ruina, com a invasão da névoa de ferro e controle dos Mitmah. Porém, não é possível saber como Galthen obteve as informações referentes aos Iks e Iksupan: se ele escreveu as informações através de relatos ou se foi uma pesquisa de campo. Fica claro porém que ele possui um conhecimento acima do normal sobre o local e seus habitantes, fora o fato das missões Galthen and the City of Gold I e II fazerem parte da missão Adventures of Galthen Quest, dedicada à Galthen.

Durante a missão Galthen and the City of Gold I além de fazer o acesso começando por Roshamuul, passando por Oramond e Folda, nós adentramos a cidade de Iksupan e enfrentamos o Rei dos Iks, Ahau. Ao derrota-lo, conseguimos mais um Artefato Primordial: o The Living Idol of Tukh The Living Idol of Tukh.gif.

Ao usarmos o item, nos ganhamos a benção de Tukh e nos tornamos um Ancient Aucar, ganhando o Ancient Aucar Outfits.

CURIOSIDADES: Existem especulações de que a Scarlett e a Ordem da Cobra, em busca de tesouros e artefatos mágicos, tenham passado por Iksupan. Isso ajudaria a explicar como Galthen, que esteve com a ordem por um bom tempo, poderia ter adquirido tal conhecimento. O que corrobora essa teoria seria o fato de encontrarmos um The Living Idol of Tukh e vasos de Iksupan em meio ao tesouro da Scarlett, no Cobra Bastion, além de estátuas de Cobras observadas em ambos os lugares.

Galthen e o The True Book of Death The True Book of Death.gif

O True Book of Death é um dos artefatos primordiais e ele é obtido como saque do boss Brokul, na missão Liquid Death da The Secret Library Quest.

Embora não haja nenhum tipo de fala, livro ou relato direto do Galthen com este artefato, não podemos ignorar as dicas dos vínculos que envolvem eles. O item é obtido durante a quest que investiga os Deathlings, uma raça ainda mais antiga que os Deeplings, tendo contato direto com o NPC Spectulus, que conheceu e auxiliou o Galthen no passado.

Não só isso, na missão Death Under Bounac da Adventures of Galthen Quest, nos damos de cara com uma estátua de arquitetura Deepling chamada An Idol. Através da senha VBOX somos teleportados para uma gruta em baixo d'agua em um local isolado chamado Deathling Menace, onde conseguimos obter três itens pertencentes ao Galthen:

Nesse mesmo lugar, ao norte, conseguimos ver as criaturas que englobam a quest Liquid Death, os Deathling Scout, o que sugere claramente que o Galthen sabia sobre o Artefato Primordial em posse dos Deathlings uma vez que seus pertences estão escondidos na mesma área que eles.

Esse talvez seja um dos Artefatos Primordiais com conhecimento mais restrito sobre sua orgiem e funcionalidade até o presente momento, embora Dedoras deixe claro sua importância:

Dedoras.gif
Dedoras: Você trouxe uma notícia incrível. Este livro é uma pista valiosa!


Referências: