Tradução:
II. 28º
Hoje eu e meus irmãos estamos saindo de Carlin para encontrar um lugar novo para nós e nossas famílias. Nenhuma das grandes cidades tibianas fizeram-nos sentir em casa ainda. Deve haver algo mais, e vamos encontrá-lo.
III. 5º
Nós estivamos no mar há alguns dias. O tempo parece interminável, e o mar também. Temos suprimentos para mais 3 semanas. Se não encontrarmos terra até a semana que vem, vamos cancelar a nossa expedição para ter certeza de voltar para casa com segurança.
III. 8º
Ainda nada... mas os gritos de gaivotas e o som das ondas... ainda estamos esperando.
III. 10º
Nós avistamos terra! É ainda a um dia de distância, mas parece ser uma ilha muito grande. Não só isso, nós também podemos ver grandes torres à distância. Estranhamente, porém, nesta cidade - ou o que seja - não pode ser encontrada em nosso mapa, apesar de seu tamanho.
III. 11º
Chegamos ao porto de Yalahar, como os moradores a chamam. Obviamente, grandes partes da cidade estão destruídas e fechadas para o público. Nós ficaremos em uma taverna hoje - finalmente, uma cama de novo! - E, em seguida, tentaremos encontrar um lugar para morar.
III. 14º
Encontrar uma casa parece ser mais difícil do que o esperado. O interior da cidade de Yalahar que parece seguro e bastante rica tem quase nenhum lugar sobrando, especialmente para estrangeiros como nós. Talvez possamos viver em um dos bairros exteriores, perto das muralhas da cidade, pelo menos.
III. 18º
Lersatio encontrou uma casa desocupada não muito longe do centro. É perto de um laboratório de alquimia. Talvez possamos até encontrar algum trabalho lá. As coisas estão começando a melhorar!
III. 20º
Nos estabelecemos e começamos o trabalho de reparo na casa. Isso pode demorar um pouco, mas estamos enviando cartas para as nossas famílias para virem depois de nós. A esposa de Arthei, Kala, insistiu para vir com a gente desde o início, então eles já estão juntos, mas eu estou começando a sentir falta da minha menina imensamente. Oh doce Melava, eu espero que você esteja bem.
III. 21º
Este lugar não é tão bom como parecia. A proximidade aos laboratórios alquímicos prova ser uma ameaça constante e agora eu entendo porque eles não o queriam no centro. Explosões freqüentes nos surpreendem durante todo o dia, e até mesmo à noite há um bocado de barulho vindo daquelas instalações. Devido a estas circunstâncias provavelmente vamos tentar encontrar um outro lugar, felizmente nós não trabalhamos muito na casa, ainda. Além disso, nossas famílias não virão, ainda.
III. 30º
Oh deus ... algo horrível aconteceu e eu não fui capaz de escrever por um tempo ... uma semana atrás, houve uma enorme explosão à noite ... fogo se espalhou em quase todas as casas próximas ... Nós escapamos por pouco das chamas... minhas mãos estão queimadas, porque eu puxei o meu irmão para fora da casa em chamas e nós todos ainda estamos tossindo substância cinzenta... Boreth e Lersatio saíram com alguns arranhões e queimaduras, mas somente nós três estamos bem. Somente Arthei... ele se queimou muito... Eu mal reconheci o seu rosto... Kala está sentada em sua cama 24 horas por dia, com olhos vermelhos e inchados e orando por sua vida. Quando ela cai no sono em exaustão nós tomamos conta dela.
<daqui em diante, todas as páginas foram arrancadas, apenas a última página:>
O PRIMEIRO DIA DA ETERNIDADE
EU POSSO VER AGORA. TOLOS. TODOS VOCÊS. HAHAHAHAHA.