Framerate

De Tibia Wiki
Ir para: navegação, pesquisa

Tabela de conteúdo

[editar] O que é Framerate?

As imagens do Tibia quando aparecem formam-se em seu computador quase como num filme; uma série de imagens estáticas (frames) são exibidas na tela, tão rapidamente, que seus olhos enxergam as imagens em movimento. O seu framerate significa quantos quadros estáticos o seu computador vai exibir em um segundo (fps = frames per second = quadros por segundo).

[editar] Por que meu Framerate afeta outros programas?

A configuração padrão do framerate em seu cliente é "Maximum". Isto indica que seu computador estará reservando os recursos suficientes, como memória e CPU, para processar o número "máximo" de frames por segundo. Como não existe um número atribuído à "máximo", o seu computador reservará a maior parte, se não todos, os recursos livres para tratar dos gráficos do Tibia. Isto pode fazer outros programas ficarem mais lentos, ou não rodar totalmente. Abaixar o número de frames pode ajudar a liberar mais processamento, e memória, para outros recursos, com isso você pode usar seu web browser enquanto joga Tibia, por exemplo.

[editar] O que fazer quando seu Framerate diminuiu após um tempo?

Muitas pessoas têm problemas com isso. Quando você joga por um longo período de tempo, seu framerate vai cair; especialmente se você estiver se locomovendo com barcos, teleports, se estiver em uma cidade com uma quantidade considerável de jogadores ou então em uma caçada com vários monstros em sua tela, isso combinado com magias de seu personagem e ataque dos próprios monstros. Isto acontece porque todos os gráficos que são executados se mantém na memória de vídeo, mais e mais, e vai acabar sobrecarregando-a com o tempo.

Felizmente há uma maneira de corrigir isto: fechando o Tibia e abrindo-o novamente funciona, mas pode-se simplesmente ir nas opções avançadas, clicando-se em: Options -> Marque a opção Show Advanced Options se necessário -> Graphics. Você verá um menu suspenso com 4 opções diferentes de motores gráficos: Auto-select, DirectX (Performance), DirectX (Compatibility) e Software. Para esvaziar a memória, simplesmente mude o motor gráfico ao anterior que você estava usando. Isto irá limpar a memória gráfica e o seu fps irá subir novamente, como se você tivesse fechado o cliente. Você poderá fazer isto quantas vezes for necessário, a qualquer instante.

[editar] Onde eu ajusto o meu Framerate?

Baixar seu Framerate é muito fácil, confira:

  • Clique em Options
  • Marque a opção Show Advanced Options no menu inferior esquerdo para habilitar as opções mais avançadas
  • Clique em Graphics
  • A barra deslizante na parte de baixo da seção graphics irá mostrar qual é o seu framerate atual e quantos frames por segundo você está obtendo atualmente (à baixo):
  • Programe sua barra deslizante para um número ligeiramente acima do que está realmente sendo exibido, por exemplo, se você está recebendo 35fps, defina sua barra deslizante em 50fps
  • Caso a opção No Frame Rate Limit estiver marcada desmarque-a para que o client não reproduza o máximo de fps possível, o que pode ocasionar certos travamentos.

Graphics Engine.png

  • Caso você não tenha alterado nada mais que o fps, é só clicar em apply e ok que o client irá salvar as configurações sem a necessidade de reiniciá-lo.

Para visualizar seu Framerate enquanto joga, pressione ALT+F8, e você irá vê-lo no canto superior esquerdo, sem precisar abrir aquele menu.
Poderá ser necessário mais alguns ajustes em seu framerate até que você se sinta confortável com ele. Vá seguindo os passos acima até você sentir confortável!
Obs.: O número máximo que seu framerate poderá atingir não depende só dessas configurações e sim, também, o poder de processamento de sua CPU ou GPU. O Tibia só consegue emitir em até 60 quadros por segundo (fps), então, um número de framerate maior do que este não é necessário.

[editar] Executando o Tibia com o modo de gráficos específicos

Se você tem problemas ao rodar o Cliente do Tibia com DirectX5, DirectX9, ou OpenGL e se não for aberto com o modo gráfico adequado para você quando você abre o Tibia, a solução é simples. Faça um atalho do cliente, então dê um clique com botão direito nele e edite em propriedades. Então adicione ao final do caminho de abertura: engine 0

Exemplo:

Executando Tibia automaticamente - C:\Tibia\Tibia.exe

Forçando a execução do Tibia em DirectX5 - C:\Tibia\Tibia.exe engine 0

Forçando a execução do Tibia em OpenGL - C:\Tibia\Tibia.exe engine 1

Forçando a execução do Tibia em DirectX9 - C:\Tibia\Tibia.exe engine 2

Forçando a execução do Tibia em OpenGL (versão antiga) - C:\Tibia\Tibia.exe engine 3

NOTA: Apenas faça isso se você não consegue mudar para um modo gráfico que pretende utilizar nas Opções Avançadas no próprio cliente.

Gear Wheel.gif Mecânicas do Jogo
InterfaceÁrea de JogoBarra de StatusBarra de AçõesMensagensMinimapInventárioAtalhos
JanelasControles GeraisCombateSkillsBattleVIP ListTradeRecursos de Análise
DiversosQuest LogFramerateMercadoStore
Ferramentas pessoais
Espaços nominais

Variantes
Visualizações
Ações
Navegação
Biblioteca
Ferramentas