Tradução:
Dia 236
Finalmente! Alguma coisa! Eu encontrei uma estranha parede em algum lugar debaixo de Ab’Dendriel. Eu tive que “pegar emprestado” alguns equipamentos, uma picareta, algumas ferramentas, uma corda – eu estou certo de que os elfos não ligarão. E agora estou aqui! Aqui para cavar meu primeiro tesouro de verdade, talvez até mais! Minha própria descoberta de uma tumba ou até um palácio perdido! Não, um avanço arqueológico (vamos só dizer que nem todo o ouro e riquezas puderam ser recuperados), eu vou documentar tudo o que encontrar nesse diário!
Dia 237
Bem, eu comecei a cavar. É uma tarefa tediosa, sem falar na sujeira, poeira, lama e todos os tipos de raízes na sua cara enquanto você mal arranha a superfície de algo que parece granito. Nada interessante até agora, mas tal descoberta não é para ser feita em um dia de trabalho.
Dia 238
Ainda cavando. Isso, bem, ainda parece uma grande parede. Na verdade eu descobri um tanto disso, mas não parece haver uma entrada. De qualquer forma, eu tenho que continuar.
Dia 239
Cavando. Nenhum traço de qualquer porta ou mesmo uma janela. Talvez a casa de algum culto obscuro das trevas? Talvez criaturas da noite? Um esconderijo de mortos-vivos? Talvez eu esteja trabalhando duro demais. Hm, parece haver um ponto estranho lá na parede, eu posso ver claramente daqui. Eu tentarei empurrar ou puxá-lo agora mesmo! Fama e riqueza, lá vou eu!
Dia 241, 242?
Aconteceu que eu fui atingido por alguma pedra enquanto puxava um tijolo para fora da parede que, na verdade, nem parte da parede era. Parece que eu estive apagado por um dia... ou dois? Eu estou com muita fome e não parece haver sinal de entrada. Talvez mais um dia de trabalho, eu tenho certeza que consigo cavar... ALGO.
Dia 243 (provavelmente)
Há uma pequena brisa saindo da parede, perto da seção central do grande pedaço que eu descobri. Talvez alguém tenha coberto com tijolos a entrada toda para impedir algo de entrar – ou sair? Estou exausto e com fome e não tenho mais interesse em toda essa história de arqueologia de caça de tesouros. Eu nem consigo mais me concentrar. Onde eu coloquei a minha picareta? Eu espero não esquecer de levar meu diário comigo. Em todo caso, estou saindo daqui.