469

De Tibia Wiki
Ir para: navegação, pesquisa

469 é o idioma dos Bonelords. Na sua forma escrita, 469 é uma sequência de números carecendo de qualquer pontuação ou espaçamento dentro do texto. Na Biblioteca do Hellgate pode-se encontrar muitos livros escritos neste idioma. Várias pessoas reclamam os direitos de tradução da misteriosa língua, mas nenhuma delas tem sido capaz de sustentar uma afirmação sólida que justifique sua reclamação. Alguns daqueles que supostamente traduziram os livros não acham que eles tenham algum propósito.

Existem mais dois livros relacionados ao idioma 469 na Biblioteca da Isle of the Kings. A prateleira 21 contém um livro intitulado Beware the Bonelords (algo como, Cuidado com os Bonelords) com informações sobre a raça Bonelord, a língua deles e os rituais de necromancia. A prateleira 39 contém um livro inteiramente escrito em 469, como os que estão na Biblioteca de Hellgate.

Tabela de conteúdo

[editar] O criador da Linguagem

Embora não fale diretamente que foi o criador da língua, Knightmare em entrevistas, dá a entender que, pelo menos, em alguma parte ele ajudou.

No evento de aniversário de 15 anos do tibia, o NPC que representava o membro da cipsoft no jogo, podia ser visto falando no idioma dos bonelords.

"3478 67 90871 97664 3466 0 345!.

Ao perguntar sobre o idioma, nenhuma resposta era obtida.

Para dar um tom de engraçado, se você utiliza-se a palavra-chave "Excalibug", o NPC dizia que poderia falar sobre a espada, desde que você perguntasse na língua dos bonelords.

Observe atentamente para os 4 primeiros números da frase, isto será explicado abaixo.

[editar] Entrevista com a Chayenne

No dia 15 de maio de 2009 foi liberada uma entrevista com a Chayenne, na época da entrevista ela era a líder da Equipe de Conteúdo. Como era esperado, uma pergunta relacionada a linguagem dos bonelords foi feita e com uma certa surpresa a resposta veio na própria linguagem.

"114514519485611451908304576512282177 :) 6612527570584 xD"

Esta foi uma bela brincadeira por parte da Cipsoft de que a linguagem poderia ser traduzida para o idioma dos humanos.

[editar] Entrevista com a Teyrata

No dia 06 de maio de 2014 foi liberada a entrevista com a Teyrata, membro da Equipe de Conteúdo. Novamente, uma pergunta sobre a linguagem foi feita e a resposta dada em tom de brincadeira.

[editar] O NPC Avar Tar

Ao falar "Bonelord language" para o NPC Avar Tar, ele responde com a seguinte frase:
29639 46781! 9063376290 3222011 677 80322429 67538 14805394, 6880326 677 63378129 337011 72683 149630 4378! 453 639 578300 986372 2953639! I know it's rather short, but still, this poem I like best.
29639 46781! 9063376290 3222011 677 80322429 67538 14805394, 6880326 677 63378129 337011 72683 149630 4378! 453 639 578300 986372 2953639! Eu sei que é meio curto, mas ainda assim, este poema é o que mais gosto.

[editar] O NPC Wyrdin

Wyrdinlos.jpg
Ao visitar a Noodles Academy of Modern Magic em Edron, é possível ver o NPC falando algumas coisas. A que mais chama a atenção é a frase que diz:

"<mumbles> Could the bonelord language be the invention of some madman?"
"<murmura> Poderia a linguagem dos bonelords ser a invenção de algum maluco?"

Graças a isso, muitas teorias relacionado a outro NPC apareceu graças a associação do NPC com uma estranha matemática (veja abaixo).

Em nenhum momento o NPC responde a perguntas relacionadas a este assunto ou bonelords.

[editar] NPC A Prisoner e a Mathemagics

ParadoxQuestMintlaw03.png
Em uma área protegida de Mintwallin, a cidade dos minotauros, está um estranho homem aprisionado que possui o conhecimento para um outro mistério do jogo, a matemágica.

Há um momento que ele ensina uma lição utilizando uma simples questão matemática de 1+1. O resultado é tão maluco e inesperado para cada jogador que realmente faz acreditar que o prisioneiro é louco e talvez um gênio.

Muitos imaginam que este NPC possa saber de algo relacionado a linguagem dos bonelords ou que essa estranha matemática seja parte fundamental para solução. Porém, em nenhum momento o NPC responde a perguntas relacionadas a este assunto.

Spoiler, clique para mostrar/esconder

[editar] NPC A Wrinkled Bonelord

O NPC A Wrinkled Bonelord no Hellgate é o único da raça onde podemos obter algumas informações valiosas. Ele cita a matemágica como um sendo um item importante da linguagem.

A Wrinkled Bonelord.gif
A Wrinkled Bonelord: Our language is beyond comprehension by your lesser beings. It heavily relies on mathemagic ...

A Wrinkled Bonelord: Your brain is not suited for the mathemagical processing necessary to understand our language ...

A Wrinkled Bonelord: To decipher even our most basic texts, it would need a genius that can calculate numbers within seconds in his brain.

[editar] O atual nome da raça

Ele também explica algo interessante sobre o nome da raça no decorrer das eras.

A Wrinkled Bonelord.gif
A Wrinkled Bonelord: Our race is very old. Over the time, we have been given many different names by other races ...

A Wrinkled Bonelord: The term bonelord sticks to us for quite a while now ...

A Wrinkled Bonelord:: In our language the name of our race is not fixed but a complex formula, and as such it always changes for the subjective viewer.

Isso demonstra que o nome "bonelord" não é necessariamente o real nome que os próprios bonelords usam como referência a sua própria raça.

Spoiler, clique para mostrar/esconder

Para azar de muitos que sempre tentavam decifrar os números para gerar o nome "bonelord ou beholder" em alguns trechos nos livros esta é a prova que muitas teorias/soluções podem estar erradas e nem estar próxima da verdade.

[editar] Minotauros Mages

Aparentemente o NPC demonstra um certo interesse nos Minotaur Mage.

A Wrinkled Bonelord.gif
A Wrinkled Bonelord: Their mages are so close to the truth. Closer than they know and closer than it's good for them.

Ainda não está claro o que seria esta "verdade".

[editar] Mistério no Hellgate

Em um tópico no fórum oficial citam uma antiga formação de caveira em formato de cartela como sendo um possível dica para solução. Alguns consideram a área como sendo uma matriz.

Hellgate Misterio02.jpg

[editar] Testemunha do Passado

Conforme citado no livro de titulo "Você não pode imaginar", houve em um passado distante uma estranha figura conhecida apenas como "O Grande Calculador". Ela foi a responsável junto com a pessoa que escreveu o livro pela a reunião dos textos em 469 encontrados.

Ninguém sabe muita coisa sobre quem é esta pessoa que escreveu este livro ou qual raça ela pertencia.

[editar] O Novo Antigo Nome

Com o aniversário do jogo de 15 e 20 anos, foram criados ilhas comemorativas que reintroduziram bonelords com sua antiga aparência (sprite) e um novo nome. A cipsoft não pode mais utilizar o nome Beholder dentro do jogo por ser propriedade intelectual de outra empresa.

Eu sou uma gelatina com olhos!HAHA!

O jogadores conheceram o 3478.

Com essa informação, uma nova rodada de especulações foi alimentada e nova teorias surgiram envolvendo:

  • NPC Knightmare (já que ele cita o nome)
  • NPC Avar Tar (ele cita 4378, pode ser um erro da CIPsoft)
  • Busca para achar o numero 3478 em qualquer parte do jogo e tentativas de traduções dos números para gerar o nome do bonelord.

[editar] NPC Commander Stone

O NPC Commander Stone que está na Gnomebase, diz que possui uma filha linguista chamada Rosetta. Por um tempo, tentaram acha-la no jogo ou procurar referências ao paradeiro dela, pois, ao menos, ela poderia ajudar de alguma forma dando pistas para solucionar a língua dos bonelords. Mas infelizmente, ela nunca foi introduzida no jogo e possivelmente nunca será.

Spoiler, clique para mostrar/esconder

[editar] Alusão do Nome da Linguagem

Mad Technomancer.gif
LOUCURA!! COMO PUDE NÂO PERCEBER!!! A TECNOLOGIA DOMINANDO NOSSAS VIDAS!!

Com estas informações acima citadas, alguns jogadores especularam que o nome da língua na verdade seria uma alusão e brincadeira da cipsoft. Na verdade, faria referencia a 486. Usando matemática comum, ao trocar a posição do numero 8, adiciona mais 1, gerando 9. Pode ser, que este tipo de operação seja uma possibilidade para entendimento dela.

Assim, fica mais fácil entender tanto a associação da deles aos fatos abaixo:

  • Matemática complexa - Somente microprocessadores podem fazer isso rapidamente.
  • Bonelords serem encontrado em criptas (fazendo referência a criptografia).
  • Em uma entrevista dada pela cipsoft, é indicado que um bonelord vive em um porão - referência a um computador antigo com um processador 468. Época que bate com data de aprendizado dos administradores do jogo e criação do jogo.
  • Livro ser encontrado na 21 prateleira - referencia o século do jogo foi criado.
  • Bonelords usam os olhos para se comunicar - referencia a código binário
  • Se chamarem bonelord - referencia a Barebone.
  • Matriz - lembrando a forma que uma informação é buscada na memória.

[editar] Futuro

Loucuras ainda estão por vir. Mistérios envolvendo a relação dos bonelords e deuses primordiais ainda estão sem explicações na antiga biblioteca secreta. Mais e mais alusões podem aparecer e confundir ainda mais os jogadores.Tudo isso para ficar longe da verdade.

A Dead Bureaucrat.gif
Eu NAO aguento mais essas criaturas!!!
Seealso.gif Veja Também: Biblioteca do Hellgate/Possíveis Soluções, A Wrinkled Bonelord e Línguas
Ferramentas pessoais
Espaços nominais

Variantes
Visualizações
Ações
Navegação
Biblioteca
Ferramentas