Game Window

De Tibia Wiki
(Redirecionado de Janela de Jogo)
Ir para: navegação, pesquisa
Game-Window2.png

A maior parte da tela do Tibia é ocupada pela janela de jogo, esta é a área que você mais olha quando está jogando, onde todas as suas aventuras, conversas com seus amigos, outros jogadores ou NPCs, e também batalhas contra criaturas ou outros jogadores são mostradas nesta tela.

Quando a noite chega ou você se aventura em cavernas subterrâneas somente com sua tocha, dependendo da configuração de luz ambiente nas Opções do jogo você pode ter uma visão parcial ou escuridão quase total se você não estiver usando algum item que dê iluminação.

Tabela de conteúdo

[editar] O fator da comunicação

Que a comunicação é muito importante em qualquer vertente da vida isso é indiscutível, e no Tibia não seria diferente bravo aventureiro. Ficar informado é uma questão de sobrevivência, especular no mercado local é uma prática corriqueira pra sair na frente de seus adversários com as melhores opções de equipamentos. Então, comunique-se com as pessoas!

É muito comum você encontrar NPC's por toda terra tibiana, eles geralmente são indicados por um balãozinho de conversa, são peças fundamentais para você descobrir qual a melhor opção de rota (nem sempre isso acontece né Buddel? <hicks>), negociações, informações sobre Quests e uma infinidade de outras coisas. Bem, eu aconselharia você a conversar mais com eles.

[editar] Informações importantes na tela do jogo

Low Health.png

Na mesma tela você pode obter informações importantes de outros jogadores e criaturas. Vamos aos exemplos: se você joga em um mundo que o PvP é habilitado e está se aventurando por aí despreocupado e de repente, aparece um jogador com uma White Skull.gif, você de imediato deve ficar apreensivo pois você não saberá a conduta deste jogador, se ele é um assassino em série ou apenas alguém que fez justiça pelas próprias mãos.

Aconselho fortemente você obter mais detalhes sobre o Sistema de Caveiras.

Informações sobre os pontos de vida de seu e de outros personagens e criaturas são visíveis nessa tela também. Personagens líderes ou simplesmente participantes de uma Party também são visíveis.


Quando configurado nas Opções, todos os jogadores, NPCs ou criaturas têm seus nomes e/ou quantidade de vida na forma de um pequena barra horizontal em cor verde mostrada em cima de cada personagem, isso também pode ser mudado apertando as teclas de atalho Ctrl+N, você também pode ver a descrição de teclas de atalho ao final deste artigo.

Cores de seus nomes e/ou da barra de vida depende da quantidade de vida que um personagem ou uma criatura tem e as cores são:

  • verde - quando tem pelo menos 60% da quantidade máxima de vida;
  • amarelo - quando a vida está entre 30% e 60% da vida máxima;
  • vermelho - quando a vida está menos de 30% da vida máxima;
  • vermelho escuro - quando a vida está próxima de 0 (o jogador ou criatura está quase morrendo).

Mensagens que os personagens ou NPCs falam ou gritam aos outros são mostradas na cor amarela próxima a pessoa que disse ou gritou algo. Tais mensagens aparecem também no canal Local Chat abaixo da janela de jogo.

Mensagens que personagens mandam privativamente para outros personagens são mostradas em azul claro no meio da janela de jogo. Tais mensagens também aparecem nos Canais de Mensagens Privadas no canal Local Chat.

Local-Chat.png

Sons que são produzidos por criaturas e também personagens quando estão comendo ou bebendo são mostrados em laranja próximo à criatura ou do personagem.

Quando você usa o comando Look em um personagem, item, criatura ou outro objeto (vejam a descrição dos comandos mais abaixo), o texto descrevendo o objeto é mostrado em verde no meio da janela de jogo.

Algumas mensagens de eventos como avanços para o próximo level ou skill, e também alguns eventos especiais do jogo (como invasões de criaturas específicas em cidades) são mostradas em branco no meio da janela de jogo.

Também há algumas mensagens que são enviadas ao seu personagem para que você saiba o que está acontecendo ("Sorry, not possible", "First go upstairs", "You are poisoned" etc.) são mostradas em branco na parte de baixo da janela de jogo.

Sorrynotpossible.png

Dependendo das configurações essas mensagens também podem aparecer no console embaixo da janela de jogo.

Às vezes aparece uma mensagem especial do servidor que quer transmitir para todos os jogadores, então é mostrado em vermelho no meio da janela de jogo. Tais mensagens aparecem no canal Local Chat.

Outros jogadores ou criaturas podem ser mostrados dentro de uma borda colorida (olhe na figura abaixo):

  • laranja - quando você está atacando eles;
  • verde - quando você está seguindo eles;
  • branco - quando você deixa o ponteiro do mouse em cima do nome do alvo na Lista de Batalha;
  • preto - quando eles estão te atacando.

Próximo ao seu personagem e de outros podem ser vistos alguns ícones:

[editar] Modo de batalha

Quando encontrar uma criatura ou outro jogador (no mundo Open PvP), você pode atacá-lo. Então ambos estão lutando entre si. Veja as descrições mais abaixo no artigo para saber como atacar criaturas e jogadores.

Quando o Secure Mode está ligado - você não pode atacar um jogador num mundo Open PvP, a não ser que ele esteja marcado com uma skull.

Durante a batalha, se as configurações apropriadas estiverem ativadas, aparecerá um número acima da criatura ou jogador que está tomando dano do outro. O número indica quanto HP foi retirado com um hit. E a cor do número indica o tipo de dano:

Quando um jogador ou criatura é envenenado, queimado ou eletrificado, ele perde um pouco de HP ou mana (quando o mana shield é ativado) a cada segundo por um pequeno período de tempo aparece um veneno, fogo ou energia sob ele. Isso permanece até que o efeito do veneno, fogo ou energia acabe.

Obviamente, quando você perde todo seu HP, você estará morto e retornará ao templo de sua cidade.

Quando um hit é bloqueado com sucesso por um escudo (escudo normal, não um mana shield), aparece um "poof" (névoa) em volta da criatura ou jogador que bloqueou. Quando um hit não é acertado, aparecem linhas amarelas (Spark) em volta da criatura ou jogador.

Depois que uma criatura ou outro jogador é morto, quando o vencedor ganha pontos de experiência (de fato, todos os vencedores dividem esses pontos entre eles, quando é mais de um vencedor (o mesmo vale para os summons), aparece um número branco sobre eles.

Muitas das criaturas mortas (assim como os recipientes) podem ser abertas. Veja as descrições do menu suspenso abaixo.

[editar] Lista do menu suspenso

Em Tibia você pode usar alguns comandos em objetos visíveis na janela de jogo. Por exemplo: você pode Attack (atacar) uma criatura ou outros jogadores (no mundo Open PvP), Use (usar) um objeto ou Use with (usar com) outro objeto ou simplesmente Look (olhar) o objeto, também pode Follow (seguir) outro jogador ou Trade with (trocar com) ele alguns itens, Set outfit' (mudar a roupa) de seu personagem e mais.

Menu-Suspenso.png

Então, você pode:

  • Look - Olhar e ler descrições e os parâmetros de qualquer objeto (também lê quadros na parede, placas nas ruas e cavernas ou tumbas no cemitério); quando você se aproxima bastante do objeto e examina ele, você pode ter uma informação mais detalhada sobre ele: nos itens pode aparecer o peso deles, nas portas aparece se está trancada (se for o caso);
  • Open - abre recipientes ou criaturas mortas e mostra uma janela à direita da janela do jogo mostrando seu conteúdo;
  • Use - pratica uma ação padrão do objeto (abre as portas, sobe escadas, come a comida, lê um livro ou carta etc.); você deve estar próximo ao objeto para usá-lo;
  • Use with... - pratica uma certa ação combinando um objeto com outro, a seta do mouse se transforma em uma mira e você deve clicar com o botão esquerdo no objeto desejado; exemplos: usar a chave com a porta para destrancá-la, usar a corda com a parte debaixo de um buraco para subir, usar vial com água para enchê-lo; você também pode clicar em qualquer lugar da tela do Tibia para cancelar o comando;
  • Trade with... - faz uma troca segura com outro jogador, a seta do mouse se transforma em uma mira e você deve clicar com o botão esquerdo no jogador desejado, você também pode clicar em qualquer lugar da tela do Tibia para cancelar o comando;
  • Attack - Começa a batalha com uma criatura ou jogador, veja a seção sobre batalhas acima; quando o modo Chase Opponent está ativo (veja: Modos de Batalha) e você está muito longe de seu alvo, seu personagem tentará chegar o mais perto possível (ele tentará fazer isso mesmo se puder atacar à distancia);
  • Stop attack - para de atacar a criatura ou jogador;
  • Follow - anda automaticamente atrás de outro jogador, NPC (ou até mesmo de uma criatura), aonde quer que ele vá;
  • Stop follow - para de seguir o jogador, NPC ou criatura;
  • Message to - envia mensagens privadas ao jogador (isso abrirá um novo canal no console);
  • Ignore - não vê as mensagens do jogador;
  • Unignore - para de ignorar as mensagens do jogador;
  • Browse Field - você pode inspecionar abaixo de algum objeto ou item;
  • Ask to inspect - pedir para inspecionar o personagem;
  • Invite to inspect me - convidar um personagem para lhe inspecionar;
  • Report Name - reportar o nome de alguém por violar as regras;
  • Report Bot/Macro - reportar alguém por estar usando algum programa ilegal para jogar;
  • Invite to Party - convida outro jogador para uma party (veja: Party, para ler sobre isso e seus comandos);
  • Set outfit - muda a aparência de seu personagem (veja também: Outfits);
  • Copy Name - copia o nome do jogador ou criatura para o clipboard.
  • Mount - habilita ou desabilita a última montaria utilizada;
  • Open Prey Dialog - habilita a janela do Prey System.

Tais ações como Attack ou Follow são automaticamente canceladas quando o alvo sai do alcance, por exemplo, o jogador ou criatura saem da área visível da sua janela do jogo ou descem em algum lugar (ex. montanhas, escadas, etc). Quando o alvo está no mesmo level, mas fora de target, tais ações não são canceladas, mas não pode ser realizadas até que o alvo esteja disponível. Claro, quando você ataca a distância, você pode fazer isso entre objetos como um rio ou mar, lava, árvores, etc.

Você pode mover seu personagem clicando com o botão esquerdo na janela de jogo ou no minimapa, caso seja um piso, chão, gramas, etc. Seu personagem tenta localizar em seguida a melhor rota (curta e rápida) para chegar no local, depois disso ele vai iniciar a caminhada, a menos que o seu personagem chegue a conclusão que não existe nenhuma maneira de chegar ao local indicado. Você pode também mover seu personagem usando as setas ou o teclado numérico.

Você pode mover itens e puxar criaturas (nem todas podem ser puxadas) ou jogadores. (veja: pressionando o botão do mouse esquerdo na janela, depois arrastando o ponteiro para o local desejado e depois finalmente solte o botão do mouse). Itens podem ser movidos para seu inventário ou algum tipo de recipiente que você abriu, exemplo: sua backpack ou um box que fica no chão.

[editar] Ações em jogo

  • / / / - para mover seu personagem: oeste, leste, norte ou sul, claro que só é possível mover seu personagem quando não existe obstáculos no caminho, como paredes.
  • Na parte numérica de seu teclado (a tecla Num lock deve estar habilitada) você move seu personagem diagonalmente.
  • Alt+ / / / - Rolagem do Minimap.
  • Esc - interrompe qualquer ação (andando, atacando ou seguindo).

[editar] Veja também

Você também pode conferir mais atalhos do Tibia Client nesta página.
Gear Wheel.gif Mecânicas do Jogo
InterfaceÁrea de JogoBarra de StatusBarra de AçõesMensagensMinimapInventárioAtalhos
JanelasControles GeraisCombateSkillsBattleVIP ListTradeRecursos de Análise
DiversosQuest LogFramerateMercadoStore
Ferramentas pessoais
Espaços nominais

Variantes
Visualizações
Ações
Navegação
Biblioteca
Ferramentas