Treinando

De Tibia Wiki
Ir para: navegação, pesquisa
Icone revisar.png Favor revisar esta página.

Este artigo precisa ser atualizado com conteúdo, gramática, línguas etc.
Retire este aviso depois que a página estiver com conteúdo apropriado.

Este é um exemplo de organização ideal de treino (o mais rápido para ganhar skills). Observe como os penguins não irão se mover, lembrando que se movendo você perde 0.4 segundos de ataque.
-Organização de Treino- 1. Bloquear tudo ao redor evitando ataques de outras criaturas senão os Trolls 2. Dois Trolls atacando cada jogador 3. Dois Trolls atacando o Monk (shieldbreak) 4. Os 2 jogadores atacando o Monk


Training, treinamento em português, é o termo usado para descrever o ato de elevar suas skills, ou habilidades, artificialmente, similar à prática de uma habilidade com o objetivo de aprimorá-la.

Tabela de conteúdo

[editar] Treinamento Clássico

[editar] Melee

Para treinar seu melee skill (sword, axe, club, ou Fist Fighting), você precisa lutar com um monstro ou outro jogador e precisa também dar hits que tiram sangue, isso é, fazer a criatura sangrar e perder HP.

Cada vez que você é atacado ou ataca um alvo é passado um turno (tentativa de combate), independentemente de você acertar o ataque ou não. Se você der um hit com sangue, seu skill será avançado por um período máximo de mais 30 tentativas de combate.

Isso significa que quando dois monstros estão te atacando e você está atacando um deles, você precisa fazer a criatura sangrar pelo menos a cada 10 turnos de combate (igual a 20 segundos) para manter seu skill avançando em todas as tentativas (em cada turno do combate você dá uma tentativa e os monstros, duas). Com apenas um monstro o intervalo necessário aumenta para 15 turnos de combate. (igual a 30 segundos).

Para não matar o monstro com o qual você treina muito rápido, geralmente é melhor atacá-lo com uma arma fraca e tentar não fazê-lo sangrar com muita frequência: para sword fighting uma Knife, para club fighting uma crowbar, e para axe fighting um sickle.

Alvos podem incluir, mas não estão limitados a:

Knights avançam rapidamente em treino de melee, com o skill mais alto sendo 122 de sword atualmente. Paladins também podem conseguem avançar em melee skills numa velocidade razoável. Alguns Paladins possuem melee skills por volta de 60-65. Druids avançam um pouco mais rápido que Sorcerers, mas desde a introdução de wands e rods, melee skills se tornaram irrelevantes para os mages. Esse tipo de skill, nos mages, com muita dificuldade passa dos ~23.

[editar] Distance

Treinar distance é parecido com melee, exceto pelo fato de que, quanto mais você fazer seu alvo sangrar, mais rápido este skill avança. Um hit de sangue dá aproximadamente o dobro do benefício do que, por exemplo, seu oponente bloqueando seu ataque. O Distance é o skill primário apenas dos Paladins, Knights e as outras vocações não se beneficiarão muito treinando-o. A razão para isso é, tirando o fato de que Knights podem carregar muito mais coisas do que um Paladin, seus skills de distance avançam extremamente devagar (o skill de distância de um Paladin aumenta exatamente duas vezes mais rápido do que o Shielding e o Melee de um Knight) em relação aos Paladins, sendo 40 considerado um skill alto (comparável com mais de 100 de um Paladin normal). Portanto, todas as vocações, exceto a de Paladin, tirarão mais proveito se treinar outra habilidade que não essa.

[editar] Shielding

Seu Shielding Skill avançará se você tiver, enquanto treina outro skill, monstros atacando você enquanto você dá ao menos 1 hit de sangue a cada 30 ataques bloqueados. As criaturas não precisam acertar os ataques (tirar seu HP), e nem precisam ter determinada força. Em adição, qualquer criatura que te ataque além da 2ª não irá ajudar a avançar seu skill de shielding. Portanto, 2 criaturas de treino é o número perfeito se você quiser avançar seu Shielding.

[editar] Magic Level

Cada magic level precisa de um determinado valor de mana gasto para seu avanço. Apenas usando magias fará com que este skill avance. Antes do update 7.6, a mana era contada apenas em blocos de 20 pontos, descartando a mana usada por magias acima do último múltiplo de 20. Com a introdução de rods e wands, as quais usam valores mínimos como 2 de mana, tal sistema foi substituído, e agora cada mana gasta é contada para o progresso do magic level.

Sorcerers e Druids alcançam os mais altos levels de magia por ser a vocação em que o skill avança mais rápido, com o mais alto sendo atualmente 112. Paladins têm magic levels por volta de 30 no máximo. Seromontis, um dos mais poderosos Knights, teve magic level 10.

[editar] Fishing

Para avançar sua nessa skill, você deve pescar em espaços de mares ou lagos com uma Fishing Rod (exceto dentro de Protection Zones). Todos os espaços de água contem um único fish (peixe) e você deverá continuar pescando naquele espaço até você o pegar. Após isso esse espaço não dará mais nenhum peixe e nem progresso ao seu skill, portanto você deve ir tentar em outro espaço. Você deverá esperar cerca de 30 minutos para que o o peixe dê respawn naquele espaço e você possa novamente conseguir experiência e peixes. Um bom método para treinar o skill é começar a pescar pelos espaços no canto esquerdo da tela, por exemplo, e ir tentando pescar em um espaço até você conseguir um peixe e ir para o próximo da fila ou coluna de espaços, evitando, dessa forma, que você desperdice tentativas de pescar em espaços onde você já conseguiu o peixe.

[editar] Preparos

Treinar é um processo longo e árduo para qualquer vocação. Quando se está treinando, é importante que você utilize os melhores métodos possíveis disponíveis para conseguir avançar skill mais rapidamente. Estão listados abaixo várias opções disponíveis para os jogadores.

[editar] Treinando com monstros

Se você possui um amigo ou contratou alguém para invocar uma criatura para você ou se você escolheu treinar com slimes em um mundo Optional PvP, então tenha algumas coisas em mente:

  • Sempre lembre que você não precisa tomar hits de sangue (perder HP) da criatura para aumentar o seu shielding. Você só precisa de dois monstros te atacando enquanto você faz o seu alvo sangrar a cada 30 turnos de combate (o que resulta em 10 turnos devido às duas criaturas te atacando).
  • Quebrar a defesa do monstro é importante, desde que o alvo possa resistir. Ter duas criaturas atacando o seu Monk ou Dark Monk de treino enquanto você ataca em terceiro em cada turno, permitindo a você acertar o adversário mais de 50% do tempo em média, e com danos bem baixos. Simplesmente empurre os monstros que atacam o Monk ou Dark Monk até que ataquem em sincronia, com você sendo o terceiro a atacar e consequentemente a causar o dano mínimo sempre.
  • Note que ao treinar com ghouls, você levará por volta de 25-30% de tempo a mais para avançar skills devido ao fato de não poder usar o sistema de quebra da defesa da criatura, usado em Monks e Dark Monks.
  • Tenha certeza que seus monstros não estão se movendo, porque se o fizerem, eles perderão 0.4 segundo de ataque.
  • Ataques de distância trabalham diferente com o shielding, e devido a isso, cronometrar seus ataques depois de falhas dos monstros em tempo determinado não dará nenhum benefício notável.

Uma alternativa de treino de melee e shielding com monstros para personagens de level baixo é sumonar uma Mad Sheep utilizando uma spellwand.
A Mad Sheep é uma criatura frágil, possuindo apenas 22 hit points. Porém, se um personagem com level baixo (10 ou 11, não superior) utilizar uma arma de level muito superior (exemplo: Royal Axe), o dano causado à criatura não passará de 1. Mad Sheeps se curam constantemente, assim tornando este modo de treino um dos mais, se não o mais efetivo para levels baixos.

Em suma, o treino consiste em sumonar uma Mad Sheep, pegar uma outra criatura fraca para treinar seu shielding ao mesmo tempo e atacar a Mad Sheep com uma arma de level muito superior ao seu, não causando mais dano que 1 por ataque, deixando com que a Mad Sheep sempre se cure e fique com a vida cheia.

[editar] Treinando com jogadores

Treinando com outros jogadores é uma alternativa aceitável comparada com a ideia da situação de Monk/Dark Monk, e muito melhor que a média devido a estabilidade um parceiro, porém isso é impossível em mundos Optional PvP.

  • Assim como o treino com monstros, você deve causar dano de sangue uma vez a cada 10 ataques para o seu tempo de treino ser ótimo, com 2 monstros te atacando.
  • Não é pior treinar com mais de um parceiro ao mesmo tempo (por exemplo o treino triangular). Só tenha certeza que todos estão atacando e sendo atacados por duas pessoas ou monstros ao mesmo tempo.
  • Não importa qual seja o preparo, tente e tenha certeza de estar perto de água para pescar (ou tenha comida em abundância, como brown mushrooms).
  • Você é tanto o alvo quanto quem treina neste cenário. Sendo assim, tenha certeza que sua armadura seja fraca o suficiente para seu companheiro conseguir fazê-lo sangrar.
  • Ataques de distância trabalham diferente com o shielding, e devido a isso, cronometrar seus ataques depois de falhas dos monstros em tempo determinado não dará nenhum benefício notável.
  • A quebra de defesa não é necessária se você ou a outra pessoa do treinamento não precisem avançar seu próprio skill de shielding. Por exemplo, se um Knight quer treinar num mage, o mage pode simplesmente não equipar um escudo e usar equipamentos (armadura, calça, capacete, botas...) apropriados para tornar o treinamento possível.

[editar] Dicas

Para aumentar o sucesso, use as seguintes táticas:

  • Traga muita comida para sessões de treino prolongadas. Ham providencia o melhor custo/benefício, ou no caso gold pieces por HP, enquanto Brown Mushrooms providenciam o melhor peso por HP. Comer não só irá permitir você se curar durante treinos PvP, mas irá permitir você usar magias em geral e avançar seu magic level.
  • Tenhas duas criaturas atacando seu alvo, e então ataque logo depois. Este é um fenômeno conhecido como "shield-breaking", conhecido como quebrar a defesa, significando que sua arma irá passar pelo valor de defesa do seu alvo, o qual está ocupado com os outros dois primeiros ataques. Perceba entretanto, que distance fighting ultrapassa o Shielding automaticamente, logo este método é desnecessário para treino de distance. Além disso, está tática não irá funcionar se todos os alvos forem hostis (não tiverem sido convencidos, summonados, ou em treino PvP), já que os monstros não atacarão uns aos outros se todos forem seus adversários.
  • Em treino PvP, tenha certeza que seu parceiro está usando uma armadura fraca o suficiente para possibilitar mais sangramento. A quantia de dano que ele pode receber é diretamente ligada à quantia de vida que ele cura enquanto come, somada ao HP recuperado devido a qualquer magia de cura que ele pode usar com a mana regenerada.
  • Quando estiver treinando com slimes é recomendado trazer o máximo possível de comida já que slimes tendem a causar danos altos de tempo em tempo. Encontre um lugar onde somente dois slimes sejam capazes de atacá-lo simultaneamente. (Lembre-se que slimes podem empurrar parcels então não conte com objetos para bloquear a passagem de um slime afim de evitá-lo de te alcançar)
  • Em mundos com menos jogadores uma boa técnica de treino seria caçar em lugares com um grande número de criaturas, enquanto caça em modo defensivo ou modo balanceado.
  • Tenha certeza enquanto treina de que as criaturas te atacando se movam o mínimo possível, já que quando uma criatura se move, ela perde por volta de 0.4 segundos de tempo de resposta que seria usado para atacá-lo. Então cada vez que ele se mover, você perderá 0.4 segundos de avanço de shielding para ele.

[editar] Bons lugares para treinar

  • Perto do local da Desert Dungeon Quest. Na passagem antes de entrar na sala da quest, você encontrará um slime. Atraia o "slime-mãe" para perto do buraco da onde você veio. Lá apenas 2 slimes podem te atacar de uma vez.
  • Ao norte do Amazon Camp você encontrará uma caverna com 1 bonelord e 1 slime. Mate o bonelord o mais rápido possível, ele provavelmente correrá para um espaço onde ficará preso, o mesmo que você usará para treinar. (Ponto ao norte da caverna)
  • Em Thais, no Ancient Temple , há um ponto de treino muito popular entre os knights de level baixo. Há vários lugares para ficar onde apenas 2 slimes podem atacá-lo.
  • Em Venore, na grande caverna de rotworms. Há um grande spawn de slime, mas nenhum ponto de treino. No ponto mais longe ao nordeste você encontrará um ponto para usar corda. Puxe a slime-mãe para cima e fique no canto da escada permitindo apenas 2 slimes atacá-lo ao mesmo tempo.
  • Ainda em Venore na casa da Wyda, atraia slimes do sul para a casa, e entre na sala.
  • Fibula Dungeon no primeiro andar subterrâneo. Lá você encontrará na grande caverna da esquerda com muitos rotworms Carrion Worms. É perigoso caso seja cercado, mas como há muitos spawns você não terá que esperar muito.
  • A caverna deTrolls a sudeste de Thais. No andar mais baixo há alguns rotworms e bons corredores para treinar, mas cuidado com os indesejáveis skeletons com seu life draining.
  • Em Liberty Bay, se você para o nordeste, encontrará uma caverna cheia de Novice's of the Cult. Lá também há muitos Dark Monks. Tenha certeza de trazer duas runas de Convince Creature com você. Use-as em dois Dark Monks e puxe-os para cima. Do térreo poderá levá-los para qualquer canto de Liberty Bay para treinar. Caso treine distance fighting, é extremamente recomendado que você use small stones nestas criaturas.
  • Há muitos locais de treino em Tiquanda, e muitos spawn de slimes por todo o lugar.
  • Dwarf Mines. No primeiro e segundo andares subterrâneos, há diversos locais com dwarfs e rotworms. Ponha alguns parcels ou outros itens no chão de forma que somente dois monstros consigam atacá-lo.
  • Em uma caverna abaixo de Ab'Dendriel, geralmente chamada de Slimes Cave (Ab'Dendriel), onde há spawn de slimes.
  • O melhor lugar para treinos de longa duração solo é no primeiro andar da Dark Cathedral. Lá você será capaz de atrair um solitário Dark Monk pelas escadas do segundo andar para um lugar na parte leste onde Bats dão spawn. Uma runa de Convince Creature e mana suficiente são necessários também. Dark Monks, como seu grandes e velhos primos, são excelentes ferramentas de treino, devido a sua intensa e rápida capacidade de cura, e um alto valor de HP total.
  • Ao norte de Port Hope há uma torre onde as pessoas atraem slimes e o puxam para cima.
  • Nos esgotos embaixo de Carlin há muitos bugs que tornam o lugar perfeito para jogadores novatos recém-chegados treinarem com seus skills baixos, não podendo treinar com invocações e precisando treinar com spawns de monstros no lugar. bugs não correm ao terem pouca vida, tornando-os ideais para treino.
  • Em Folda há diversos spawns de slimes e também de minotauros, ótimas criaturas para treino.
  • No farol de Thais, existem dois spawns de Cyclops logo após o teleport. Assim que um cyclope morre, não demora pra dar respawn e o outro vir, enquanto você bate no que restou. É um bom local para quem joga em servidor Optional PvP.

[editar] Treinamentos especiais

[editar] Antes do Update 9.6

[editar] Target Dummies

Local aonde estavam os Dummies

Treinar com Target Dummies era a maneira mais efetiva de treinar Melee ou Distance Skill para os jogadores premiums antes do Update 9.6, pois esses monstros tinham uma quantidade infinita de HP e seu skill avançava rapidamente. A desvantagem de tipo de treino era de não ter nenhuma criatura para você treinar também o skill de Shielding. Você precisava de pelo menos ter o level 75 para iniciar a quest e acessar os Target Dummies.

Eles foram adicionados no Update 8.5.

Spoiler, clique para mostrar/esconder

[editar] Após o Update 9.6

[editar] Escolas de Treinamento

Escola de Treinamento de Edron

Com a chegada do Update 9.6 um novo conceito de treinamento apareceu, foram retirado os Target Dummies e abertas escolas de treinamento em todas as principais cidades do Tibia para dar aos jogadores premium uma oportunidade de desenvolver seus skills durante seu tempo offline (quando está fora do jogo). Você será capaz de escolher uma das seguintes combinações em seu treino:

Skill Trainer (Magic).gif Magic Level + Shielding
Skill Trainer (Distance).gif Distance Fighting + Shielding
Skill Trainer (Sword).gif Sword Fighting + Shielding
Skill Trainer (Axe).gif Axe Fighting + Shielding
Skill Trainer (Club).gif Club Fighting + Shielding


Não existem estátuas para treinar os skill de Fist Fighting ou Fishing.

[editar] Começando a treinar

Existem duas formas de treinar offline, a primeira é dormindo em uma cama, ao usar uma cama um menu aparecerá para que você escolha qual skill quer treinar. E a outra é simplesmente usar a estátua de treino correspondente em uma escola de treinamento para sair do jogo e ativar o treinamento offline com seu personagem.
Treinar offline é muito mais conveniente e não gasta recursos como comida, por exemplo, portanto esse tipo de treinamento será menos efetivo do que o convencional. As vocações irão interferir no avanço dos skills ao treinar offline da mesma forma que interferem online.
Aqui estão mais algumas informações adicionais relacionadas ao treinamento offline:

  • Um personagem só começará o treinamento offline dez minutos depois de ter saído do jogo. Mesmo que um ou mais de seus personagens estiverem treinando offline, você poderá jogar com um outro que não esteja treinando.
  • Você só será capaz de treinar seus skills offline por um tempo limitado. Cada personagem poderá treinar offline por apenas 12 horas consecutivas. O tempo de treinamento offline que você tiver disponível será mostrado na sua janela de skills, como a stamina, por exemplo.
  • Cada segundo gasto em treinamento offline será descontado desse limite. Você irá regenerar um segundo de seu limite a cada segundo que você ficar online nesse personagem. Além disso, essa regeneração também ocorre se você ficar offline nesse personagem sem treinar.
  • Se você estiver treinando offline e seu limite chegar a 0 enquanto estiver fora do jogo, cada segundo depois de acabado esse limite passará a regenerá-lo. Entretanto, para que você volte a treinar offline, você terá de entrar no jogo e usar a estátua ou a cama de treino novamente. Eis um exemplo que demonstra essa situação: seu personagem tem 6 horas de treinamento offline restantes e você sai do jogo ao usar uma cama ou uma estátua de treinamento. Você permanece offline nesse personagem por 10 horas. Ao logar, você obterá o ganho de skill por seis horas offline, e seu limite terá aumentado 4 horas.

Informações básicas também podem ser lidas no Large Book próximo as estátuas:

Large Book.gifInformation on Offline Training (Book)

[editar] Localização das Escolas de Treinamentos

Você pode perguntar a NPCs Guia pela localização de cada escola de treinamento dizendo a Palavra Chave "information" ou "training". As localizações são:

Nota: Thais é a única cidade em que cada vocação treina em sua respectiva guilda.

[editar] Após o Patch 9.7

Foi adicionado a opção de se treinar usando as camas de uma casa. Para evitar o prolongamento do texto, veja a página sobre camas.

[editar] Após o Update 9.8

Mais um local está disponível aos jogadores que estão iniciando sua jornada no tibia, eles poderam deixar o seu personagem nas estátuas da Adventurers' Guild.


Ferramentas pessoais
Espaços nominais

Variantes
Visualizações
Ações
Navegação
Biblioteca
Ferramentas