Tibia Client

De Tibia Wiki
Ir para: navegação, pesquisa
Updates ← 13 de setembro de 2016 (Patch) 13 de setembro de 2016 (Patch) 25 de outubro de 2016 (Patch) →

Ícone oficial do Cliente.
Ilustração de fundo do Cliente atual.

Tibia 11 foi o nome dado ao cliente autônomo que foi construído do zero para substituir o Tibia 10 e o Flash Client existentes. Foi lançada em 13 de setembro de 2016 como uma versão de testes (beta) fechada e posteriormente liberada a todos os jogadores em em 19 de abril de 2016.

Este cliente é multi plataforma e está disponível para os três principais sistemas operacionais: Windows, Linux e MacOS. Pode ser baixado na seção de downloads no site oficial.

Além do código reescrito, essa versão do cliente trouxe novidades no sistema de hotkeys, onde o jogador passou a escolher qualquer tecla como hotkey, bem como ligar e desligar o Chat. Essa versão também trouxe a função de Smart Click, ambas as novidades já existiam no Tibia Flash Client.

[editar] História

Desde que o Stand-Alone Client foi criado para a versão 7.0 do jogo, ele vem sendo construído sobre códigos antigos que resultou em um acúmulo extenso e complexo. A implantação de novos recursos sobre essa codificação antiga tornou o trabalho de constante aprimoramento algo desafiador. O problema foi aumentando ainda mais quando a CipSoft precisou implementar recursos anti-botting no cliente.

A primeira tentativa de desenvolver um novo cliente foi o Cliente Flash, que teoricamente resolveria todas as dificuldades relacionadas ao cliente stand-alone. Este cliente foi lançado em 9 de junho de 2011, trazendo diversos novos recursos para o jogo, como barras de ação e movimentação através das teclas WASD. Também foi a primeira vez que um cliente Tibia estava disponível para MacOS sem a necessidade de emular o sistema Windows.

Apesar do grande potencial, o Cliente Flash não foi um sucesso entre os jogadores devido ao seu fraco desempenho, exigindo muito mais poder de processamento do que o cliente stand-alone regular. Também sofreu muito com a dependência do Adobe Flash e o navegador usado pelo player. Devido a esses problemas e decadência do Flash Player, a CipSoft decidiu criar um novo cliente Stand-Alone.

Para tornar a transição do Tibia 10 para Tibia 11 mais suave para os jogadores, a CipSoft decidiu usar uma interface muito similar a do antigo cliente que todos já estavam familiarizados, diferente do que foi feito com o Cliente Flash. No início, não houve muitos novos recursos lançados com o cliente, no entanto, desde seu lançamento, a CipSoft tem constantemente adicionado novos recursos, muitos deles com base nos conceitos projetados para o Cliente Flash que os jogadores mais gostaram.

Durante os primeiros meses após o lançamento oficial, os jogadores enfrentaram problemas específicos relacionados à conexão, baixas taxas de Framerates, travamentos e lentidão. Durante o início de 2017, por exemplo, houve várias atualizações do cliente somente para melhorar e corrigir a movimentação do personagem.

As melhorias continuam a acontecer em ritmo acelerado, é constante preocupação da empresa desenvolvedora do jogo em entregar um cliente mais seguro e estável para os jogadores.

[editar] Requisitos do Sistema

O Tibia Client está disponível oficialmente para Windows, no entanto, há também uma versão 64-bits sem suporte para Linux .

Mínimo:
  • Sistema Operacional: Windows XP SP3
  • Processador: 1.5 GHz Pentium 4 ou equivalente com suporte SSE2
  • Memória: 1GB RAM
  • Gráfico: 128MB; se DirectX 9c ou OpenGL 2.1 não forem suportados, somente o modo software renderer estará disponível (sem efeito de luz)
  • Hard Drive: min. 150 MB

Recomendado:

  • Sistema Operacional: Windows 10 ou mais recente
  • Processador: 2.5 GHz Intel Core i3 ou equivalente
  • Memória: 4GB RAM
  • Gráfico: 512MB; suporte à OpenGL 2.1
  • Hard Drive: min. 150 MB

[editar] Visão Geral da Interface

Startscreen.jpg

1.jpg Game Window (Janela de Jogo) - É onde será mostrada toda a "ação" do jogo. Ela mostrará toda a área que for visível por seu personagem, que é uma pequena parte do continente do jogo. Seu personagem sempre estará no meio.

2.jpg Minimap - Funciona como um radar. Este mapa o guiará durante o jogo. O Minimap é "liberado" conforme você explorar a área. A parte preta significa áreas não exploradas. Você pode visualizar os arredores movendo o Minimap com o mouse sem que esta ação interfira na movimentação do personagem.

3.jpg Barra de Status - É onde serão mostrados seus pontos de vida atuais (em vermelho), e pontos de mana (em azul). Note que no começo você não tem pontos de mana. Ambos status serão aumentados conforme você for avançando no jogo.

4.jpg Inventário - Esta parte da interface mostra o equipamento de seus personagens. Você verá a representação do corpo do personagem ativo, dividido em vários slots (quadros) individuais. Esses slots representam os locais onde os itens podem ser equipados.

5.jpg Controles de Combate - Os controles de combate determinam o comportamento do seu personagem durante uma batalha.

6.jpg - Botões - Vários botões adicionais também exibirão novos comandos e informações essenciais ao seu jogo. "Opções" abrirá um menu de configurações gerais, a maioria dos outros abrirá sub-janelas. Clicar em "Parar" fará com que seu personagem pare qualquer ação que esteja fazendo, enquanto o botão "Logout" desconectará seu personagem do jogo.

7.jpg - Console - Na parte inferior da tela o console será uma área própria para conversar com outros jogadores e NPCs. A comunicação é organizada em diferentes canais de chat que podem ser ativados clicando no pequeno botão com um ícone de pasta, na parte superior esquerda do console.

8.jpg - Cooldown Bar - Na barra de Cooldown você pode ver o tempo de espera até que uma magia ou feitiço de um grupo de magias estará disponível novamente. Você pode ocultar a barra cooldown no menu de opções em Geral.

9.jpg - Actions Bars - As barras de ações podem ser usadas para atribuir objetos, feitiços, texto ou teclas de atalho para diferentes ações no jogo. Para atribuir objetos, simplesmente arraste e solte-os com o mouse em um dos botões de ação. Você também pode arrastar feitiços da sua lista de magias para um botão de ação. Para atribuir textos e hotkeys ou para editar os botões já atribuídos, basta clicar com o botão direito do mouse no botão de ação e escolher a opção desejada. No menu Opções Barra de ação, você tem várias opções para ajustar suas barras de ação.

Gear Wheel.gif Mecânicas do Jogo
InterfaceÁrea de JogoBarra de StatusBarra de AçõesMensagensMinimapInventárioAtalhos
JanelasControles GeraisCombateSkillsBattleVIP ListTradeRecursos de Análise
DiversosQuest LogFramerateMercadoStore
Ferramentas pessoais
Espaços nominais

Variantes
Visualizações
Ações
Navegação
Biblioteca
Ferramentas