Test Server

De Tibia Wiki
Ir para: navegação, pesquisa

Um Test Server é um servidor especial que é aberto periodicamente (a cada seis meses), geralmente antes de um Update.

Ele é usado pela CipSoft para testar as mudanças que serão feitas no Tibia, ajustar novos conteúdos, também podendo corrigir erros (os famosos bugs) antes de lançar as mudanças nos servidores normais.

Atualmente existem 2 servidores com esse propósito, Testa Reino Unido.gif e Testera EUA.gif.

Uma coisa que o jogadores devem entender também é que existe uma cópia do site, com algumas funções desabilitadas. O principal uso dele é relacionado ao fórum, onde são postado informações úteis sobre o update.

Por exemplo:

  • Os nome dos novos NPCs.
  • Os nomes das novas criaturas e algumas vezes a de bosses.
  • Quests que devem ser testadas (É apenas dado o nome dela).
  • Os novos itens do update.
  • Informações detalhadas sobre o funcionamento de novas funções.
  • Link do cliente de testes.

Também são criados tópicos de discussões sobre loot de criaturas, mudanças em características de itens, locais de caça ou recompensas de quest (apenas relacionado a dinheiro) que só podem ser discutidas pelos membros da primeira semana.

Tabela de conteúdo

[editar] Tipo de Servidores

Inicialmente esses servidores são abertos com o status de Optional PvP, mas podem mudar de status dependendo das mudanças que estão sendo testadas.

[editar] Grupos de teste

Nos primeiros dias de testes somente membros da CipSoft, Tutors, Senators, Focus Group e Representantes de Fansites são convidados (1º grupo). Depois da primeira semana inicial de testes e correções ele é aberto para todos os Premium Accounts (2º grupo) e, por fim, ele é aberto para todos os jogadores free accounts (3º grupo).
Nota: Recentemente a CipSoft convidou alguns jogadores para poder participar do Test Server na primeira semana, não sabe ao certo como é feito essa escolha. Para saber se foi convidado, basta verificar o e-mail em que seu personagem foi cadastrado.

Notas: Para os jogadores participar desses servidores, a CipSoft cria uma cópia das contas e todos os personagens dos jogadores, assim, tudo o que acontece em um test server não afeta o personagem no servidor normal.

Uma coisa comum de acontecer é de jogadores aparecerem premium account no servidores comuns e estarem free account nos servidores de teste. Isso acontece por causa dos jogadores estarem free accounts no dia que a cipsoft faz a copia das contas.

O mesmo vale para aqueles que não conseguirem entrar no servidores por causa da senha. A senha valida é aquela do dia da cópia, se você trocou após o dia deve-se utilizar a antiga.

Spoiler, clique para mostrar/esconder

[editar] Testserver Assistants

Nos test servers, existe em cada cidade a NPC Testserver Assistant, ela é usada para ajudar os jogadores com alguns suprimentos e funções como:

  • Grande quantidade de dinheiro para compra de runas e poções;
  • Os novos itens e equipamentos para serem testados;
  • Blessings de graça; (Por causa do PvP)
  • Experiência até o level 250.

Existe uma reclamação por parte de jogadores no caso de quando NPC oferece a experiência bônus. Os jogadores que usam o bônus em personagens de level baixo acabam não correspondendo a um jogador de verdade em servidores, por causa da falta de skills e equipamentos de personagem de level alto.

Alguns pedem que no futuro, a NPC ofereça também itens e o skill aumentado no mínimo 100. Com isso facilitaria o testes já que criaria um padrão.

[editar] Entrando em um Test Server Aberto

Geralmente após a primeira semana de testes fechado o test server é aberto para jogadores, é avisado em uma notícia no site oficial. Para entrar nele, você deve fazer o download do cliente especial que trará as novidades a serem testadas (O link é disponibilizado em um tópico do fórum do test server).

O site de testes fica disponível para leitura para os jogadores desde do primeiro dia (Site oficial de teste). Nele você pode ver as discussões do primeiro grupo selecionado. Os jogadores podem dar os seus feedbacks para tutores e eles postarem nos tópicos do fórum sobre as mudanças.

Fique atento a duas coisas:

  1. O report deve ser escrito em inglês.
  2. O report deve ser claro.

[editar] Novo Report

Antigamente a cipsoft oferecia um mecanismo simples de report. Onde um pequeno texto deveria ser escrito sobre o bug em uma caixa de texto.

No update verão de 2015, viu-se que a ferramenta sofreu uma alteração oferecendo agora uma classificação para o tipo de bug encontrado ao qual é associado o texto.

  • Bug de Mapa.
  • Erros em texto.
  • Bug em mecânica. (Essa talvez seja apenas relacionado a quests e criaturas)
  • Bug no cliente.

Com isso facilita a vida do testers e desenvolvedores.

[editar] Action

No último dia de teste, normalmente a CipSoft invoca várias criatura pelas cidades do jogo (grande parte deles são os famosos bosses). Neste dia, você encontrará testers e desenvolvedores liberando o poder da "zuera" sobre jogadores.

Frases atiçando os guerreiros do tibia a enfrentar toda e qualquer criatura hostil até o ultimo suspiro do personagem. Em algumas vezes é possível ver eles falando em um diferente idioma.

Lionet Deepling Language.jpg


O objetivo disso tudo é, além de divertir os jogadores, testar as forças das criaturas e dos jogadores.

As criaturas mais fortes e famosas do tibia só foram vistas nesse dia de brincadeiras nos tests servers.

Abaixo algumas:

Apocalypse Apocalypse.gif 160000? 80000? --/-- Acredita-se que itens muito raros.
Infernatil Infernatil.gif 160000 85000 --/-- Acredita-se que itens muito raros.
Verminor Verminor.gif 110000 30000 --/-- Acredita-se que itens muito raros.
Zoralurk Zoralurk.gif ? ? --/-- Desconhecido.
Arkhothep (Creature) Arkhothep (Creature).gif ? ? --/-- Desconhecido.
Gamemaster (Creature) Gamemaster (Creature).gif ? 0 --/-- Nenhum.

[editar] Curiosidades

  • As pessoas do primeiro grupo são os únicos que podem entrar nas casas alugadas.
  • Há muito tempo atrás, foi criado o servidor "Brazilera", que era hospedado no Brasil. Ele foi um servidor de testes usado para testar a hospedagem no Brasil. Depois de duas semanas de testes, o servidor Tenebra foi lançado, o primeiro servidor hospedado no Brasil. Menos de um ano depois, Tenebra foi movido para os EUA por problemas de hospedagem no Brasil.
Ferramentas pessoais
Espaços nominais

Variantes
Visualizações
Ações
Navegação
Biblioteca
Ferramentas