Spawn

De Tibia Wiki
(Redirecionado de Respawn)
Ir para: navegação, pesquisa
Icone revisar.png Favor revisar esta página.

Este artigo precisa ser atualizado com conteúdo, gramática, línguas etc.
Retire este aviso depois que a página estiver com conteúdo apropriado.

Spawn massivo (invasão) de Orcs.

Tabela de conteúdo


Spawn se refere à habilidade de alguém ou alguma coisa aparecer "do nada". Em Tibia isso se refere à habilidade de criaturas, itens e jogadores de aparecer em um certo momento. Algumas podem ser em um ponto fixo ou não.

No jogo um spawn é representado pelo gráfico de uma pequena bola de energia azul que faz/desfaz rapidamente.

  • Spawn Ball.gif - Antigo Sprite de Spawn.
  • Novo Spawn Ball.gif - Novo Sprite de Spawn.

[editar] Tipos de Spawn

No jogo você pode encontrar alguns tipos de spawn:

  1. Spawn bloqueável - Criatura só irá aparecer se um personagem estiver a uma distância fora do alcance do "ponto" de spawn de uma criatura. Se um jogador permanecer muito próximo, a criatura não será spawnada e acontece o "bloqueio de respawn".
  2. Spawn não bloqueável - Criaturas e jogadores aparecem mesmo na presença de outros jogadores próximos ao ponto de spawn. Diferente do spawn perturbável, neste, o gráfico de uma pequena bola de energia azul aparecerá 3 vezes antes da criatura ser spawnada. Um exemplo disso é o spawn do Black Knight.
  3. Spawn programado - Criaturas só aparecem em uma determinada data e tempo definido. Essas normalmente estão relacionadas a invasões de criaturas que ocorrem no jogo ou em eventos.
  4. Spawn resposta - Só acontecem spawn quando determinadas ações acontecem. Esta só ocorrem em quests, quando você utiliza itens e em resposta são spawnados criaturas. Neste tipo não existe um ponto fixo para criatura aparecer, sendo totalmente aleatório.
  5. Spawn diário - Este acontece uma única vez, logo após o Server Save.

Obs: Estes tipos de spawn são apenas observações. Não há nenhuma informação sobre isso no jogo.

[editar] Spawn de Jogador

Em Tibia todos os jogadores tem spawn do tipo não bloqueável quando entram no jogo. O ponto de spawn do jogador sempre será o último local aonde ele desloga o personagem. O termo utilizado mais frequentemente é de "log in". Por exemplo: Jogador has logged in. Esse é o spawn mais comum de jogadores mas há também outras formas, por exemplo, magias especificas e teletransportes.

As magias Levitate e Magic Rope spawnam jogadores de um andar para outro (curta distância), dando a impressão de um personagem ser teletransportado. Os antigos e extintos Gamemasters e membros da CipSoft são os únicos que podem teletransportar personagens a uma longa distâncias dentro do jogo, utilizando magias exclusivas para eles.

Há também alguns objetos, conhecidos como teletransportes e alguns NPCs que são utilizados como forma de ligação de continentes e ilhas do jogo. Esta é a única forma conhecida em que jogadores são spawnados a uma longa distância.

[editar] Spawn de Criaturas

No jogo, a maioria dos spawns de criaturas é do tipo bloqueável, iniciado a partir do Server Save. Se alguém matar a criatura, acontecerá o que é conhecido como "respawn".

[editar] Mudanças

No Update 10.70 ocorreram mudanças no tipo de spawn de algumas criaturas ( informação em inglês). Eles deixaram de ter um spawn bloqueável para o do tipo não bloqueável. Você pode ver a lista abaixo:

[editar] Respawn

Quando você mata uma criatura, você precisará esperar o re-spawn para matá-la novamente. Respawn significa o tempo que você precisa esperar para que a criatura volte a surgir, fazendo com que nunca faltem monstros nas suas caçadas.

Algumas sugestões para uma melhor caça:

- Ao caçar criaturas com respawn do tipo bloqueável, espere o respawn em outro lugar, assim você não atrapalha o tempo que a criatura leva para aparecer. Note que estas criaturas surgirão somente se você estiver a pelo menos 7 sqms de onde ela nasceria.

- Quando você for treinar com criaturas, tente ficar longe do respawn delas, assim você não causa confusão com jogadores que estão caçando.

[editar] Velocidade no Respawn

A velocidade de respawn de uma criatura é determinada pelo número de jogadores online no servidor. Por padrão, há uma velocidade mínima quando há menos de 500 jogadores em um servidor. Ela se mantém até ter 500 jogadores. Passando esta quantidade mínima, há um aumento gradativo na velocidade do respawn.

[editar] Eventos

No jogo há um evento (World Tasks) que aumenta ainda mais a velocidade do respawn, quando completado com sucesso.

Dependendo da força da criatura caçada, este benefício pode ser muito perigoso se o servidor tiver uma quantidade de jogadores online superior a 500.

[editar] Luring de criatura

Em Tibia, quase todas as criaturas (exceto alguns bosses) voltam ao seu ponto de spawn depois de serem luradas (quando uma criatura segue um jogador para atacá-lo e acaba sendo levada de um ponto a outro). Mas isso ocorre somente quando estão no limite da "área de atuação" da criatura.

Caso ela ultrapasse este limite, o sistema automático faz a criatura sumir (Sprite Magia30.gif puff!!), evitando que criaturas muito fortes sejam levadas para cidades no jogo.

Nota: O sistema que faz sumir não se aplica a bosses em invasões. Isto foi percebido durante o evento de aniversário de 15 anos do Tibia. Em alguns casos, jogadores luravam um boss de Outlaw Camp para Plains of Havoc facilmente.

[editar] Spawn aleatório

Spawns são utilizados para recolocar os monstros e itens em suas posições, mas recentemente isso se tornou um pouco aleatório. Por exemplo, quando você usa uma na areia perto de Ankrahmun você pode encontrar scarabs, mas eles aparecem em volta do lugar que você cavou, quase nunca no lugar que você usou a .

[editar] Spawns de Itens

Muitos itens em Tibia aparecem em um certo período de tempo (como em algumas quests), ou em um Respawn Diário. Uma grande porcentagem dos respawns diários é composta por lixo, itens sem valor. Alguns itens podem ser obtidos somente se o jogador fizer alguma quest.

[editar] Invocações

...

Seealso.gif Veja Também: Floor Reset
Ferramentas pessoais
Espaços nominais

Variantes
Visualizações
Ações
Navegação
Biblioteca
Ferramentas